top of page

THE CHOSEN - Da lua ao sangue - Episódio3 T4

Este episódio inicia com a história de Davi e Bateseba. O rei de Israel estava em jejum clamando pela misericórdia de Deus para que o filho que nasceu do adultério, pudesse sobreviver. Porém a criança morreu e depois de sete dias de jejum Davi voltou a comer, e tempos depois Deus lhe deu outro filho com Bateseba: Salomão. (2 Samuel 12)

 

A cena de destaque neste episódio é quando Jesus cura um cego de nascença que mendigava para sobreviver.  Como havia uma crença popular de associar as doenças como consequência do pecado, logo perguntaram a Jesus sobre a situação daquele homem que nasceu sem ver a luz do dia: Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? (João 9). Jesus respondeu que nem ele e nem os pais mas o proposito era para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. Em seguida Jesus o curou, e por ser um sábado, gerou grande discórdia com os fariseus.

 

Nas discussões com os mestres da lei, este episódio mostra pregações famosas de Jesus como:

 

Mt 12.38-41 = “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.

 

Mt 21.23,24 = Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

 

 

Todos estes confrontos de Jesus com os religiosos da época geraram grande tumulto na multidão. Os soldados romanos se impuseram para tentar conter a situação. Na impulsividade do pretor Quintus, este acaba usando a espada e mata Ramá, que estava prometida em casamento a Tomé. Uma das reações imediatas do discípulo transtornado é pedir ao seu mestre, que acabara de curar um cego de nascença, fazer alguma coisa para restaurar a vida de sua amada, porém nada acontece. É neste momento que entendemos a abertura do episódio sobre o clamor de Davi pelo seu filho; nem sempre seremos atendidos em nossas preces, mas o Criador sabe de todas as coisas.

 

Por Lediel dos Santos BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page