O episódio inicia-se com a esposa de Pilatos sonhando com Jesus. (Uma referência ao texto de Mateus 27.19, quando ela manda um recado ao marido no julgamento de Jesus). Voltando ao seriado, temos estes novos personagens: Pilatos e sua esposa. Ele é o governador de uma região de Israel chamada Judéia, é nesta região que fica a cidade de Jerusalém onde futuramente Jesus será condenado e crucificado.
No episódio, fica explícito que a crucificação era uma prática comum que os romanos usavam para punir os rebeldes. Era uma forma de tortura e morte tão brutal, que só era aplicado para os povos não romanos.
Ainda no episódio, Maria Madalena e Tamar resolvem suas diferenças e unem forças para ajudar a melhorar o olival de Zebedeu.
Atticus se encontra com Pilatos e compartilha as novidades e desafios que estão acontecendo na região da Galileia.
Nas demais tramas, Simão Zelote é cercado por outros membros do grupo dos zelotes que vieram mata-lo, porém presenciam um homem transformado e conhecem um pouco do mestre galileu que Z está seguindo agora.
João Batistas envia seus discípulos à Jesus para perguntar se de fato ele era o messias ou deve-se esperar outro. Em resposta Jesus faz muitos milagres e solicita aos mensageiros que retornem dizendo o que viram. Toda a cena é muito fiel ao relato de Lucas 7.18-35, inclusive o testemunho que Jesus dá de João Batista afirmando: “Eu digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”
Após as manifestações diante da multidão, Barnabé leva Shula para ser curada por Jesus de sua cegueira, porém, ambos recebem o milagre; ela volta a ver, e ele a andar normalmente.
Nas últimas cenas, Éden decide manifestar a causa de sua angústia e fala para Simão Pedro que perdeu o bebê.
Por Lediel dos Santos
BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao