O episódio inicia com uma cena de 990 anos antes de Cristo quando Asafe e Jedutum vão apresentar o Salmo 77 ao rei Davi. Esta poesia que aborda temas de angústia e sofrimento será um instrumento de conforto ao coração de Éden ainda neste episódio.
Em Decápolis, Jesus atende uma grande multidão mista. Judeus e gentios de várias etnias estão lhe ouvindo. Como o público aumentou consideravelmente, Jesus pede que seus discípulos se posicionem estrategicamente e utiliza a replicação de voz como maneira de alcançar a todos.
Nos ensinos do mestre veremos ser abordados famosas parábolas e lições de Jesus:
- A Parábola do Semeador. (Mt 13.1-26 / Mc 4.1-20 / Lc 8.1-15)
- A parábola dos dois filhos. (Mt 21.28-32)
- A parábola do tesouro escondido. (Mt 13.44-46)
Assim como o conhecido discurso de “Repouso para os Cansados” conforme descrito nos evangelhos de Mateus e Lucas. (Mt 11.25-30 / Lc 10.21,22)
Naquela ocasião, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Após muitas horas de pregação, o povo já estava cansado e faminto, sem ter lugar perto para comprar comida, ou recursos para tão grande multidão, o mestre intervém e realiza o milagre da primeira multiplicação dos pães e peixes. Este é um dos poucos milagres de Jesus que está registrado nos quatro evangelhos. (Mt 14.13-21 / Mc 6.30-44 / Lc 9.10-17 / Jo 6.1-15).
Em seguida Jesus vai orar e ordena aos discípulos que atravessem o mar, porém uma grande tempestade os assola comprometendo o sucesso da travessia. Sendo madrugada, Jesus vai ao encontro deles andando por sobre as águas. Simão Pedro em sua impulsividade também quer viver aquela experiência e Jesus o chama, porém, ao tirar o foco de Jesus, Simão começa a afundar e é socorrido e amparado pelo mestre, que o leva novamente para dentro do barco e acalma a tempestade. (Mt 14.22-36 / Mc 6.45-56 / Jo 6.16-24)
O episódio finaliza na cena de abertura com a poesia do Salmo 77, porém intercala as cenas de Davi admirado pela apresentação e dos apóstolos maravilhados com as experiências que estão vivendo. O destaque fica com o reencontro de Simão Pedro e Éden, agora com suas almas restauradas e curadas.
Por Lediel dos Santos
BAIXE AQUI gratuitamente o e-book sobre a série com todos os resumos e notas explicativas: https://www.editorakaleo.com.br/product-page/the-chosen-um-guia-para-compreensao