Há anos atrás, tive a oportunidade de levar meus filhos a fazerem a primeira viagem de avião deles. Foi um itinerário curto, de Navegantes a Campinas, mas que para eles teve um significado imensurável.
Eu já havia feito algumas viagens de avião, mas junto das crianças prestei atenção numa fala corriqueira que geralmente eu negligenciava. Antes de decolar, enquanto a aeromoça dava as instruções de costume, falou:
“Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do compartimento acima da sua cabeça. Por favor, coloque-a primeiro em você antes de auxiliar crianças pequenas.”
Logicamente este aviso de segurança evidencia que você não pode ajudar ninguém se desmaiar primeiro; não se trata de um ato egoísta, mas essencial para poder fazer o bem. Fiquei boa parte daquela viagem pensando como esta simples instrução se aplica na nossa vida cotidiana.
Paulo ao orientar o jovem Timóteo a respeito do ministério de cuidar de vidas teve a mesma preocupação e orientou; “Tem cuidado de ti mesmo.” – 1 Tm4.16
Em nossa vida espiritual também precisamos estar bem antes de tentar ajudar outras pessoas. Não adianta querer levar alguém a presença de Deus se você mesmo está distante; ou falar de um amor divino que não faz seus olhos brilharem pela experiencial pessoal.
Naquele avião, fiquei imaginando a cena de como seria na prática tentar colocar uma máscara de ar primeiro numa criança em meio ao tumulto de uma despressurização. Ainda que eu conseguisse segurar o ar por um tempo e superasse as condições físicas, provavelmente meu filho iria relutar muito para colocar algo estranho em seu rosto. Mas se primeiro eu colocasse em mim, certamente ele iria dizer: “papai, eu também quero...”
Precisamos entender que Deus deseja realizar grandes coisas através de nós, mas primeiro precisa fazer em nós.
Por: Lediel dos Santos
Comments